O método MEG, é um método criado por mim, após longos anos de estudo e experiência.
MEG significa “movement“, “evolution” and “growth“, movimento, evolução e crescimento.
O símbolo deste projeto é uma flor de lótus em azul. Ainda que o azul tenha sido escolhido intuitivamente, é a cor do chakra da comunicação, expressão e auto aceitação, por isso fez-me todo o sentido.
A flor de lótus simboliza o conceito do método. Esta flor multiplica-se através da divisão das suas raízes, imersas dentro de águas pantanosas. É um movimento característico da Natureza, que permite a esta bela flor emergir das águas sujas, turvas e estagnadas. Esse movimento é necessário, mesmo que num local escuro e denso, para que a flor evolua. Este movimento interno é necessário em nós, para que possamos avançar na vida, pois dentro de nós e das nossas memórias guardamos escuridão e densidade.
O lótus vai subindo à superfície para florescer com notável beleza. É este percurso de evolução, esta capacidade de enfrentar a escuridão e florescer que é necessária também em nós. As suas sementes podem ficar mais de cinco mil anos sem água, somente esperando a condição ideal de humidade para germinar, tal como nós, vamos sempre a tempo de ir ao fundo do nosso pântano interno e florescer. Nunca é tarde.
Esta é uma planta solitária e extremamente sensível, necessitando apenas de si mesma e de água e sol para crescer. As pétalas de suas flores não caem , ficando apenas secas, caracterizando-se como um caso raro na natureza. O nosso processo de crescimento interno precisa da orientação certa, mas é o próprio individuo que o tem de fazer, pois todas as respostas estão dentro de si. O terapeuta rega, dá sol, acompanha, digere as dores em conjunto para o caminho não ser tão solitário, mas o crescimento é feito pelo próprio. Mesmo que as pétalas sequem vezes sem conta, todos nós temos a capacidade de criar novas pétalas e ressurgir em pleno no meio da maior das dificuldades.
O método MEG espelha-me na totalidade, por diversas razões. Foi através da própria experimentação e estudo que ele surgiu, fruto de um longo e tremendo processo de luto e dor interna.
O nome surgiu num momento de pura paz interna em que ouvi a minha mãe chamar-me…MEG…esta sempre foi a minha alcunha desde pequena, saída da sua boca. Nada poderia fazer mais sentido do que dar este nome ao meu método, tal como a minha mãe, que me carregou no ventre nove meses e tantos anos no colo, me deu este nome a mim.
É este método único que partilho convosco em cada momento, em cada sessão.