Intuitivo vem do verbo intuir, proveniente do latim intueor, –eri, , que significa olhar para, contemplar, considerar, examinar, deduzir ou concluir por intuição. = PRESSENTIR
Podemos ainda dividir a palavra pressentir em dois: pré-sentir, ou seja, sentir antes de sentir. É desta forma que os intuitivos sabem coisas que só mais tarde acontecem, sentem o outro antes dele se expressar, por exemplo.
Os intuitivos também se subdividem em dois tipos de personalidade, tal como vimos nas anteriores.
Os intuitivos introvertidos sã0 extremamente sensíveis aos estímulos mais subtis, aqueles detalhes que ninguém repara, o intuitivo introvertido não só repara, como o sente. A personalidade intuitiva introvertida corresponde ao tipo de pessoas que quase “adivinham” o que os outros pensam, sentem ou se dispõem a fazer. São criativas, sonhadoras e idealistas. São pessoas pouco terrenas e práticas com coisas do dia a dia. Frequentemente desastrados, pouco focados no óbvio e concreto.
Os intuitivos extrovertidos são os típico aventureiros. São pessoas muito ativas e inquietas. Precisam de vários estímulos diferentes. São determinadas a alcançar objetivos, e uma vez que conseguem, passam para o próximo e esquecem o anterior. Não dão muita importância ao bem-estar daqueles que as rodeiam, pois focam se mais no estimulo seguinte de que necessitam.